Comissão Científica

Comissão Científica

Claudia Amigo Pino (USP) | currículo Lattes
É professora associada de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Tem estudado sempre a literatura pelas bordas, a partir da tudo aquilo que aparentemente não é (ainda) literatura. Seus trabalhos giram em torno da crítica, dos diários, dos manuscritos, dos textos inacabados, mas também das obras impossíveis, que ainda não foram escritas. Apesar de não gostar da palavra especialista, tem se dedicado a estudar com mais atenção a obra Georges Perec e Roland Barthes, com alguns flertes com a literatura do Caribe, especialmente com Édouard Glissant. É membro da equipe editorial das revistas Criação & Crítica e Manuscrítica.

Eurídice Figueiredo (UFF) | currículo Lattes
Possui Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), Maîtrise ès Lettres pela Université de Nice (França, 1972), Mestrado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e Pós-doutorado Sênior pela UFMG (2009). Atualmente é professora associada aposentada da Universidade Federal Fluminense atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Francesa/ Francófonas e Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas pós-coloniais, representações da alteridade (os negros, os indígenas, as mulheres), as escritas de si na literatura contemporânea . Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFF (1994 a 1999) e coordenadora da Pós-Graduação junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFF (2000-2002). Foi professora visitante na Université du Québec à Montréal (Canadá), Università degli Studi di Napoli l’Orientale (Itália) e Université de Rennes (França). Criou e coordenou o GT “Relações literárias interamericanas” (2000-2004). É líder do GRPesq “Relações literárias interamericanas”. Publicou os livros: Mulheres ao espelho: autobiografia, ficção, autoficção (EdUERJ, 2013), Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura (7Letras, 2010), Construções de identidades pós-coloniais na literatura antilhana (EdUFF, 1998). Organizou os livros: Conceitos de literatura e cultura (EdUFF/Ed. UFJF, 2005/2012), A escrita feminina e a tradição literária (EdUFF, 1995). Em parceria, organizou América Latina: integração e interlocução (com REIS, Lívia, 7letras, 2011), Figurações da alteridade (com PORTO, M. Bernadette, EdUFF, 2007), Recortes transculturais (com SANTOS, Eloína Prati, EdUFF, 1997). Foi editora ou co-editora responsável por números das revistas Gragoatá, Cadernos de Letras do Instituto de Letras da UFF, Letras do PPG de Letras da Universidade Federal de Santa Maria e Interfaces Brasil-Canadá Tem artigos em livros coletivos e em revistas nacionais e internacionais.

Laura Taddei Brandini (UEL) | currículo Lattes
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo com licenciatura em português e francês (2000), DEA em Literatura e Estética pela Universidade de Genebra (2007), mestrado em Letras (Língua e Literatura Francesa) pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em co-tutela, pelas universidades de São Paulo e de Genebra (2013). Atualmente é professora de Literatura Francesa, Teoria Literária e Teorias da Tradução no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: relações Brasil-França, literatura francesa, literatura comparada, tradução e teorias da tradução.

Leda Tenório da Motta (PUC-SP) | currículo Lattes
Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professora do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique.

Maria Elizabeth Chaves de Mello (UFF) | currículo Lattes
Realizou pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, em 2008, defendeu mestrado (1986) e doutorado(1993) em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professora de língua e literatura francesa na PUC-RIO (1988 a 1992) e de literatura brasileira na Université du Québec à Montréal, em 2002. Atualmente é professor associado IV,no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ1D, do CNPQ. É cientista do nosso estado da FAPERJ desde janeiro de 2012. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente nos seguintes temas: critica dos criadores, critica literária, literatura e historia, cruzamento de olhares França/Brasil. Orienta mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica. Em 2001, foi condecorada pelo governo francês com a medalha de Chevalier des Palmes Académiques. Coordena, desde 2011, o convênio entre a UFF e a Unviersité de Paris 3, Sorbonne Nouvelle, onde é membro associado do CREPAL (Centre de Recherches sur les Pays Lusophones).

Márcia Arbex (UFMG) | currículo Lattes
Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, onde leciona no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários e na Graduação em Letras (Licenciatura e Bacharelado em Francês). Doutora em Literatura e Civilização Francesas pela Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle (1992) e graduada em Letras – Licenciatura Plena em Português-Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Realizou Pós-Doutorado na Université Paris 7 – Denis Diderot (2003) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Teoria da Literatura e Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nas linhas de pesquisa Literatura, artes e mídias, Poéticas da modernidade e Poéticas da tradução. Dentre suas publicações destacam-se os livros Alain Robbe-Grillet e a pintura: jogos especulares, Universo Butor (org.), Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem (org.). Pesquisadora do CNPq e da Fapemig (2009-2013).

Márcio Renato da Silva (UFRN) | currículo Lattes
Graduação em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM, 2000), Mestrado e Doutorado em Letras (Teoria da Literatura) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, 2004 e 2008), campus de São José do Rio Preto, e Pós-Doutorado em Teoria e História Literárias, sob a supervisão de Fábio Akcelrud Durão, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2009-2010). Entre 2006 e 2008, foi professor temporário/substituto de Estudos Literários na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desde 2009, é professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atuando na graduação em Letras do campus de Currais Novos (RN) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL), na área de concentração em Literatura Comparada, do campus de Natal (RN). No momento, encontra-se licenciado da UFRN para dedicação exclusiva à pesquisa de Pós-Doutorado em Teoria e História Literárias, desenvolvida sob a supervisão de Marcos Antonio Siscar, junto à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autor de “A Aporia do Sentido” (Annablume/Fapesp) e de alguns artigos e ensaios sobre Teoria Literária (em especial, sobre Roland Barthes) e sobre Literatura Brasileira Contemporânea (sobre Dalton Trevisan, João Gilberto Noll, Bernardo Carvalho, Orides Fontela e Armando Freitas Filho).

Márcio Venício Barbosa (UFRN) | currículo Lattes
Tem mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Foi presidente, de 2001 a 2009, da Federação Brasileira dos Professores de Francês. Atualmente é professor associado de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Secretário de Relações Internacionais da UFRN e Diretor do Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior, órgão da ANDIFES. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Outros Sistemas Semióticos, tendo desenvolvido pesquisas sobre a obra de Roland Barthes. Atua, principalmente, nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura francesa, crítica literária e literatura comparada pelo viés da comparação diferencial.

Rodrigo Fontanari (Unicamp) | currículo Lattes
Formado sob a influência da escola de semiólogos, que primou por tomar a cultura como realidade discursiva, e particularmente interessado na obra de Barthes, tem se dedicado, principalmente, à crítica das mitologias midiáticas e à semiologia das imagens, notadamente, à fotografia e ao cinema. Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Vera Casa Nova (UFMG) | currículo Lattes
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Teoria da Literatura (Poética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Estágio de pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Antropologia da imagem: Signos,formas e representação) sob a supervisão doe G. Didi-Huberman (2003). Foi professora convidada da Escola de Artes Guignard/UEMG e atualmente é Professora Associada 4 da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: análise narrativa, análise semiológica de textos verbais e não-verbais, poesia contemporânea, a escritura e as artes e semiótica da imagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s