Comissão Executiva

Comissão Executiva

Carolina Bellocchio (doutoranda USP) | currículo Lattes
Graduada em Letras – Português-Inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2008), onde desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre poesia e a escritura de Roland Barthes. Na mesma instituição fez o Mestrado em Teoria Literária (2012), momento em que se dedicou ao estudo da poesia brasileira. Atualmente cursa o Doutorado sobre Barthes no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Universidade de São Paulo. É pesquisadora associada ao Réseau International Roland Barthes e também é membro da Revista Criação & Crítica.

Claudia Amigo Pino (USP) | currículo Lattes
É professora associada de literatura francesa na Universidade de São Paulo. Tem estudado sempre a literatura pelas bordas, a partir da tudo aquilo que aparentemente não é (ainda) literatura. Seus trabalhos giram em torno da crítica, dos diários, dos manuscritos, dos textos inacabados, mas também das obras impossíveis, que ainda não foram escritas. Apesar de não gostar da palavra especialista, tem se dedicado a estudar com mais atenção a obra Georges Perec e Roland Barthes, com alguns flertes com a literatura do Caribe, especialmente com Édouard Glissant. É membro da equipe editorial das revistas Criação & Crítica e Manuscrítica.

Gisela Anauate Bergonzoni (doutoranda USP/ Université Rennes 2) | currículo Lattes
Bolsista da Capes, faz doutorado com dupla titulação em Literatura Comparada na Universidade de Rennes II (França) e Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês (USP), com pesquisa sobre a relação entre a literatura contemporânea e a ideia de “morte do autor”. Possui graduação em Letras – Francês pela Universidade de São Paulo (2009), graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2006), mestrado em Culture Letterarie Europee – ALMA MATER STUDIORUM UNIVERSITA di BOLOGNA (2011) e mestrado em Cultures Littéraires Européennes – Université Marc Bloch – Strasbourg II (2011). É membro da equipe editorial da revista Criação & Crítica.

Leda Tenório da Motta (PUC-SP) | currículo Lattes
Pesquisador do CNPq Nível 1. Pesquisador associado ao Reseau International Roland Barthes. Membro do grupo de pesquisa em Humanidades e Mundo Contemporâneo à testa do projeto Aceleração do Tempo e Pós-Democracia- Violência e Comunicação no Instituto de Estudos Avançados da USP. Possui graduação em Letras Modernas pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Semiologia Literária pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1978) e doutorado em Semiologia Literária pela Université de Paris VII (1983). Fez pós-doutorados na Université de Paris VII (1986-1988) e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995-1997), sobre Celine e Francis Ponge. Estudou com Roland Barthes, Gérard Genette e Julia Kristeva. É hoje professora do PEPGCS/PUC/SP, onde vem se dedicando aos objetos da comunicação, entendidos como fatos de linguagem e à psicanálise dos discursos midiáticos. Sob o amparo do CNPq,especializou-se nas relações de Lacan com as vanguardas.Realiza pesquisa sobre as relações entre as literaturas de vanguarda e as infopoéticas e hipertextos contemporâneos e sobre a questão dos paradigmas da crítica, inclusive, da crítIca cultural. Nesse âmbito, publicou um balanço internacional da obra de Haroldo de Campos e o primeiro estudo de fôlego sobre a obra de Roland Barthes a sair no Brasil. Dedica-se ultimamente às relações entre a revolução crítica dos Cahiers du Cinéma e a nouvelle critique.

Priscila Pesce Lopes de Oliveira (mestranda USP) | currículo Lattes
Desenvolve pesquisa de Mestrado sobre o tema do corpo em livros de Roland Barthes e de Ana Cristina Cesar, no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo. É bacharel em Letras – Francês pela Universidade de São Paulo (2011) e em Comunicação Social e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre “Incidents” de Roland Barthes (2009-2010). É membro do grupo de pesquisa Criação & Crítica.

Rodrigo Fontanari (Unicamp) | currículo Lattes
Formado sob a influência da escola de semiólogos, que primou por tomar a cultura como realidade discursiva, e particularmente interessado na obra de Barthes, tem se dedicado, principalmente, à crítica das mitologias midiáticas e à semiologia das imagens, notadamente, à fotografia e ao cinema. Pós-doutorando no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s